CARISMA

A Congregação das Irmãs Servas da Sagrada Família faz uma clara opção pelos pobres: pobres de pão ou de carinho, de saúde ou de cultura, de fé ou de esperança. Dedica-se, particularmente, à libertação humana e espiritual de crianças e jovens provenientes das classes mais desfavorecidas, alargando o seu raio de ação a infantários, lares, hospitais, obras missionárias e outras atividades apostólicas.

 

Seremos felizes se, em cada uma de nós e na Congregação inteira, se realizar o que Jesus disse, na Sinagoga, ao abrir o Livro de Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me a pregar a libertação aos cativos e a recuperação da vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; a anunciar um ano de graça do Senhor” (Constituições, n.º 2).

Inspirada na Sagrada Família, sua Padroeira, a Congregação quer ser distinguida pelo ambiente de paz e de alegria, simplicidade e abertura, pureza e acolhimento que devem florescer no seio das comunidades. Esta “espiritualidade de Nazaré” irradiará para fora, envolvendo os “pequeninos” do Evangelho, a nós entregues, num clima de família que supra as suas carências afetivas e lhes proporciona um desenvolvimento harmonioso da personalidade humana e cristã (Constituições, n.º 4).

Scroll to Top