MISSÃO

É missão específica da Congregação das Irmãs Servas da Sagrada Família “o serviço dos pobres”, em particular das crianças, não podendo por isso os seus membros ter repouso enquanto reboar no Mundo a queixa do profeta: “Os pequeninos pedem pão e não há quem lho reparta” (Lm 44, 4).

Tal serviço é prestado num ambiente de família, isto é, de compreensão, alegria, simplicidade e acolhimento, pensando na palavra de Jesus: “Quem acolher uma criança em meu nome é a Mim que acolhe, e quem me acolher acolhe Aquele que me enviou” (Lc 9, 48) e Constituições (Cap. IV – 33).

Fiéis a esta missão e dentro do genuíno espírito do Evangelho que deve animar toda a Escola Católica, as Irmãs Servas da Sagrada Família procuram despertar nas crianças e adolescentes a visão crista do Homem integral, situando-o na vida, dentro destes quadros fundamentais:

– Educação – Humanização

– Escola Comunitária

– Escola Evangelizadora

 

Educação – Humanização

A nossa opção como educação é criar um ambiente privilegiado que dê às crianças a possibilidade de se desenvolverem de uma forma completa como pessoas livres e responsáveis em relação a si e aos outros.

Esse desenvolvimento abrange todas as componentes da personalidade humana, tanto no campo físico como cognitivo, afectivo, social e religioso, através da escolha dos valores fundamentais: verdade, justiça e amizade autêntica, que só em família se pode viver.

 

Escola Comunitária

Cientes de que a escola deverá ser a continuação do ambiente familiar, isto é, seu complemento, procuraremos que todos os valores sejam vivenciados em comunidade educativa que, por si mesma, supõe a seguinte forma de acção:

– respeito mútuo pela pessoa do outro

– corresponsabilidade nas tarefas

– cooperação nas iniciativas e experiências

– busca da harmonia interior partilhada

– diálogo contínuo entre família-escola

– inserção de todos os membros na sociedade

 

Escola Evangelizadora

Para que a escola possa afirmar-se “católica” deverá associar a educação humana à educação cristã, isto é, levar o educando à formação integral duma aprendizagem esclarecida pela fé, tomando Cristo como modelo, centro e fundamento de toda a cultura.

À luz dessa visão cristã, procuraremos que todas as actividades se polarizem o mais possível, “na síntese entre cultura e fé e entre fé e vida” (S.C. Cap. IV).

Nesse sentido nos empenharemos em:

– dar oportunidade de cada um aprofundar a sua fé, anunciando a pessoa de Jesus Cristo;

– facultar todos os meios para que todos sejam fontes de irradiação de fé dentro do próprio ambiente;

– tornar cada elemento da comunidade educativa num testemunho vivo da Igreja local onde a fé é partilhada

 

Scroll to Top