ONDE ESTAMOS

Lar de São José, Lisboa (1954)

Situada numa das mais movimentadas artérias de Lisboa, a Avenida Almirante Gago Coutinho, n.º 72, é a sede do Governo Geral, onde são tomadas as decisões mais importantes da Congregação.

Estas são precedidas de reflexão e oração. Conserva o velho nome de Lar de S. José porque, noutros tempos, aí foram acolhidas numerosas crianças, filhas dos vendedores do mercado de Arroios.

Junto à Casa Geral foi recentemente construído o Lar da Terceira Idade.

Casa da Imaculada Conceição, Anadia (1948)

Nesta casa, que foi o primeiro noviciado da Congregação, numerosas Irmãs deram os primeiros passos na sua Consagração a Deus. Situada na Rua das Flores, em Anadia, hoje fervilha de crianças, geralmente filhos de operários, que aí são educadas num especial ambiente de família.

As Irmãs colaboram ainda na Paróquia como agentes de evangelização.

Externato Nossa Senhora da Apresentação (1958)

Por este belo Colégio, situado na cidade de Agualva-Cacém, R. José Relvas, n.º 1, perto da pitoresca Serra de Sintra, passaram já milhares de crianças.

Ajudá-las a crescer numa síntese de fé e cultura é o nosso conceito de educação integral.

Irmãs, professores, educadores e alunos da Pré-Escolar e do 1.º Ciclo formam uma verdadeira Comunidade Educativa.

Casa do Sagrado Coração de Jesus, Évora (1961)

É uma instituição de solidariedade social, com as valências da creche e jardim de infância, situada na estrada da Chaínha.

Algumas Irmãs dedicam-se à pastoral paroquial, catequese e pastoral dos doentes.

Externato S. Miguel Arcanjo, Olivais (1974)

Este Colégio pode considerar-se a Obra-Prima da Madre Fundadora, Purificação dos Anjos Silva. A sua construção foi um sonho que acalentou durante muitos anos.

Desejava que ali houvesse uma secção de crianças pobres e outras abastadas que ajudassem a custear a educação daquelas. Umas e outras seriam tratadas com a mesma devoção e o mesmo carinho.

Largas centenas de crianças, desde os quatro meses até ao 2.º Ciclo do Ensino Básico enchem diariamente de vida e alegria as salas e os recreios desta magnífica Obra.

Casa da Divina Providência (1976)

Foi nesta casa, situada na R. Pedro Barcelos, n.º 11, no Restelo (Lisboa) que a Fundadora passou silenciosamente os últimos anos da sua vida, entregando-se à oração prolongada de acção de graças após a Sagrada Comunhão.

Suportou corajosamente dores físicas e morais, imolando-se pela Congregação que fundara e pelo Mundo. As Irmãs e alunos ali vão, de vez em quando, à procura das suas raízes.

Uma parte da casa está dedicada a Museu da Congregação.

Casa de Maria de Nazaré, S. Tomé e Príncipe (1978)

Uma pequena Comunidade Missionária de Irmãs anuncia o Evangelho na Ilha do Príncipe, República de S. Tomé e Príncipe. A miséria com que vive a maioria da população contrasta fortemente com o cenário deslumbrante da paisagem. Tanta beleza para tão pouca ilha! As Irmãs desdobram-se em mil e uma atividades: Catequese, celebração da Palavra, apoio ao Centro de Dia, visita a doentes, etc.

Scroll to Top